A Academia do Sporting formou algumas das maiores estrelas do futebol internacional e agora está nas bocas do mundo pelas mãos da CNN.
Cristiano Ronaldo, Luís Figo e Simão Sabrosa são três dos muitos nomes que passaram pela Academia de Futebol do SCP e que fazem desta escola uma das mais reconhecidas a nível internacional.
A CNN passou a reportagem que o jornalista Pedro Pinto fez em Alcochete, para tentar descobrir a fórmula mágica que forma campeões. Segundo Pedro Mil-Homens, o director da Academia, tudo está baseado num conceito inovador, "que tenta recriar o ambiente de treino que os jogadores enfrentam quando praticam sozinhos", garantindo que tenham o máximo "nível de interacção com a bola".
Por isso, não é estranho que Cristiano Ronaldo, estrela do Real Madrid, seja conhecido pelo tempo que passa em treinos individuais. Ronaldo entrou na Academia do Sporting aos 11 anos e os treinadores que o receberam viram nele algo de diferente. "O Cristiano sempre foi um rapaz muito concentrado, que fazia do treino a sua actividade principal. Mas não o treino com a equipa; ele estava sempre à procura de espaço para o seu desenvolvimento individual", relembra Pedro Mil-Homens. "Era muito fácil encontrá-lo sozinho, com a bola, a praticar os seus truques", recorda.
A equipa formadora da Academia do Sporting salienta também a importância de os alunos que ainda estão em formação integrarem a equipa principal, de forma a garantir uma prática constante. Miguel Veloso, médio sportinguista e aluno da Academia, diz que este "é um exemplo a ser seguido por outras equipas do mundo".
Mas o presidente do clube, José Eduardo Bettencourt, sublinha que na Academia "não os ensinamos a ser "estrelas", porque isso não pode ser ensinado. O que podemos fazer aqui é dar-lhes, ou ajudá-los, a consolidar e a melhorar as competências necessárias para ser um bom jogador de futebol", acrescenta.
Sem comentários:
Enviar um comentário